quarta-feira, 22 de maio de 2024

Innsbruck- A cidade emoldurada pelos Alpes

Saímos da estação de Verona no horário. A viagem estava tranquila e foi bem até a divisa da Itália com a  Áustria quando o trem parou e avisaram que havia um problema na linha e íamos ficar ali parados, por 15  minutos. E assim foi, até que avisaram que seria mais 15 minutos, e depois,  mais uma hora. Com quase duas horas de parada, o  trem começou a se movimentar. Mas não demorou muito parou de novo. Se passaram mais uns 30 minutos e novamente o trem se pôs a andar. Neste instante, veio um funcionário oferecendo um Voucher de 4,00 Euros cada , para que pudéssemos pegar um café ou qualquer outra bebida em um carrinho  que estava parado, a  dois vagões atrás. Fomos  até lá e pegamos café e seguimos viagem. Chegamos na estação de Innsbruck já se passavam das 16h30. Descemos e fomos ao nosso hotel.

Escolhemos o AC Hotel by Marriott Innsbruck, localizado na Salurner Strasse, 15,  por estar apenas a 400 metros da estação, sendo a mesma distância do centro da cidade. Também foi decisivo em nossa escolha, a qualidade do hotel. Eu tinha pedido na reserva, um quarto com vista para a montanha.
E que vista.

Chegamos na recepção e fomos bem atendidos. Em seguida, subimos para deixar as malas.

O quarto era muito bom, além da vista,  tinha um bom espaço, cafeteira e um  banheiro ótimo.

Como eu e a Vivian já conhecíamos  Innsbruck, da viagem do ano passado, decidimos ficar somente um dia , 11 de fevereiro, para comemorar ali, seu aniversário. Já que ela tinha gostado muito desta cidade .

Saímos, eram mais de 17h30, e fomos andar um pouco , para mostrar a cidade ao Gustavo. No caminho vimos  na esquina do hotel um restaurante novo. Nos pareceu muito agradável., talvez na volta, jantássemos ali. Paramos  para ver o Triumphpforte, que traduzindo,  nada mais é que Arco do Triunfo, construído em 1765, para comemorar o casamento do Arquiduque Leopoldo, segundo filho da Maria Theresien I .

Pouco depois do casamento, o pai do Leopoldo,  Francisco Estaban morre de forma inesperada. Para marcar este acontecimento, foram incorporados ao arco , motivos relacionados ao fato. De um lado, figuras e símbolos de  alegria, em razão das bodas e do outro lado, aspectos tristes, motivados pela morte do pai,  Francisco.

Seguimos pela rua em frente ao arco, de nome Maria Theresien Strasse, de onde avistamos as montanhas nevadas que rodeiam a cidade. No meio do caminho , passamos pelo monumento Annasäule ( Coluna de Santa Ana ). Este monumento foi construído em comemoração a expulsão do Tirol, das últimas  tropas Bávaras, ocorrida  no dia 26 de julho de 1703, dia de Santa Ana.

Mais a frente,  fomos até o telhado Dourado. (Goldenes Dachi), construído em 1500, este telhado foi decorado com 2657 telhas de cobre dourado pelo Imperador Maximiliano I, para marcar seu casamento com Bianca Maria, sendo considerado o símbolo mais famoso da cidade.

Como já estava escuro, e também pela  viagem que foi muito cansativa, resolvemos voltar  e fomos jantar naquele restaurante próximo ao hotel, de nome Vapiano.

Eles tem um sistema interessante, onde pega-se um cartão magnético na entrada e o cliente vai até um dos vários balcões . Cada balcão, serve um tipo de comida específica.
Um serve  pasta, o outro pizza, calzone  e  lasanha, um outro serve saladas e por fim  outro, que serve café, agua, cerveja e alguns doces .
 Feito o pedido,  passa-se o cartão  magnético em uma  placa acoplada ao caixa e aguarda-se a entrega do prato, que é  feito na hora. Na saída,  apresenta-se novamente, o cartão, para efetuar o pagamento. Escolhemos calzone para mim e para a Vivian, O Gustavo pegou um macarrão com porpeta. Para tomar, cerveja e refrigerante. Estava muito bom, bem feito, com qualidade e  preços justo.
Saímos e fomos direto para o hotel.  A Vivian subiu para o quarto. Eu e o Gustavo,  fomos tomar mais uma cerveja no bar do hotel. Depois subimos e fomos descansar.

Acordamos cedo, ficamos por um tempo admirando aquela paisagem magnífica da janela. Depois fomos tomar o café no hotel, que por sinal estava ótimo. Em seguida , eu havia planejado , como passeio de aniversário para a Vivian, ir até a Estação inclinada de Innsbruck ( Innsbruck Station Congress ) e de lá ir para a cadeia montanhosa de Nordkette, para ver e brincar na neve.  Já que é uma das coisas que ela mais gosta. Estas montanhas, são aquelas, avistadas da janela do hotel.

Seguimos então até o Arco do Triunfo, e de lá pegamos novamente a Maria Theresien Strasse, passamos pela Coluna de Santa Ana, e seguimos até uma viela chamada  Stiftgasse, onde fica a famosa loja de cristais Swarovski.

São cristais muito valiosos .e conhecidos no mundo inteiro por seu tamanho, brilho e delicadeza .

Seus produtos variam de estátuas ,miniaturas, joias e até produtos de decoração. Continuamos andando e chegamos a uma loja muito interessante, com vários objetos de arte e decoração, Só que estava fechada. Ali próximo, na rua Riesengasse, também fechada, achamos uma loja com vários produtos relacionados a games. Vimos na vitrine alguma coisa que nosso filho mais velho que estava no Brasil, poderia gostar. Ficamos de voltar no dia seguinte, já que nosso trem sairia após o meio dia.

Seguimos  então até a estação , que era ali perto . Descemos pelas escadas rolantes e compramos os tickets para subir  a montanha. Aguardamos alguns minutos até a chegada de um funicular . que nos levaria até até a segunda estação de nome Lowenhaus.

Depois segue com mais algumas paradas até Hungerburg que fica a 860 metros de altura. A estação do funicular é lindíssima, tanto a da de Innsbruck  como esta de Hungerburg e acabam sendo uma das atrações do passeio.

Saindo , já a sua frente tem um mirante , de onde  se tem uma vista incrível de toda a cidade. Fomos apreciar um pouco a vista.

Depois entramos num restaurante de nome Das Hungerburg. onde pedimos três chocolates quente.

Tomamos os chocolates e depois saímos em direção ao teleférico.

Este demorou uns 15 min. Entramos e iniciamos a subida até Seegrube, que fica a 1905 metros. Saímos e estava realmente nevando muito. Não conseguíamos enxergar tanto a parte de baixo da montanha onde fica a cidade, quanto a parte de cima onde outro teleférico, nos leva a Hafelekar que fica a 2256 m.

Como o tempo estava muito fechado, na parte alta e também, não poderíamos ver nada e o Gustavo, tem um certo receio deste tipo de transporte, resolvemos ficar por ali, olhar algumas atrações que tem na estação, e aproveitar a neve, visto que esta,  era a finalidade do passeio de aniversário.

Andamos e entramos em um iglu montado ali perto.

Saímos e ficamos por algum tempo olhando a neve cair. Brincamos de jogar bolas de neve um no outro. Passado um bom tempo, já muito frio que estava , entramos para dentro da estação e fomos a um restaurante de nome Restaurante Seegrube.

Como não estávamos com muita fome,  pedimos duas batatas fritas, cerveja e Aperol para a Vivian.

Saímos do restaurante, fomos dar mais uma volta e curtir a neve, para depois pegar novamente o teleférico, descer até o funicular e sair novamente na estação do Congresso.
De lá, pegamos a Herzog Otto Strasse

Fomos então, margeando o rio Inn, até a Ponte. Cujo nome é Ponte do Rio Inn (Innbrücke).

Fomos até esta ponte, para vermos o cartão postal da cidade, que são as casinhas coloridas que contrastam com as montanhas nevadas.
Ficamos por ali um tempo, para tirar algumas fotos e seguimos para um shopping  chamado Rathaus Galerien , ali nas proximidades, para um café.
Como não achamos uma cafeteria que nos agradasse, pegamos a  porta de saída para a Maria Theresien Strasee e fomos até o Manna Delikatessen café.

Pedimos alguns doces e café para continuar comemorando o aniversário da Vivian.
Já estava noite quando saímos e fomos para o hotel. Mas antes , fomos procurar uma loja de Souviniers que tem próximo ao Goldenes Dachi, onde da primeira vez achamos umas bolachas de nome Manner, fabricadas em Viena, e nunca vimos em outro país para comprar. Achamos a loja , e compramos três pacotes da sortida. Vale a dica, estando na Austria procure que sempre tem algum lugar que vende ou tem lojas próprias . É uma delícia , principalmente seu produto mais famosos que são os Waffers, tipo mirabel.

Depois seguimos direto para o hotel. Mas quando chegamos, antes de entrar, fomos nos divertir um pouco no Cassino que fica junto ao A C Marriot Hotel.

Entramos pedimos informação  e compramos um cartão com 30 Euros de crédito por 27 Euros e fomos as máquinas de jogo. Perde, ganha . ganha e perde. Tinham sobrado  depois de meia hora, 6,00 Euros no cartão. Como a Vivian teve sorte em uma máquina de jogos que aparecia uns golfinhos, disse, que  por ser seu aniversário, ela deveria ir nesta máquina e jogar até acabar os créditos.
Então, para nossa surpresa , ela joga algumas vezes e ganha alguns bonus e acaba ficando com um crédito de 36,75 Euros. Paramos de jogar, fomos ao caixa e saímos do Cassino no lucro. Sorte de principiante, ou será de aniversariante. Subimos para o quarto rindo muito da situação.
Descansamos um pouco e saímos novamente para jantar no Restaurante ali perto de nome Vapiano. Desta vez, pedimos um spaguetti alho e óleo para o Gustavo, um spaguetti com porpeta para mim e uma lasanha de abobrinha para a Vivian, mais refrigerante e cerveja. Como da outra vez, estava muito bom.

Saímos eram mais de 21h30 do restaurante e fomos para o hotel descansar.

Na manhã seguinte, acordamos cedo , tomamos o café e fomos as 10h00 para aquelas duas lojas que tínhamos visto no dia anterior.

Na loja de antiguidades, compramos um pequeno prato decorativo e na loja de game cujo nome é Pikdame,

Compramos, para nosso filho mais velho, um tipo de quebra cabeças da Zelda, em formato de espada e um bloco metálico, onde o segredo é movimentar as peças de baixo para liberar a espada,

Retornamos ao Hotel.  Nos despedimos da paisagem

Ao meio dia descemos , fizemos o check-out, e seguimos a estação. onde eu havia comprado pelo valor de 119,70 Euros  as passagens para Zurique no trem das 13h47. Com chegada as 17h20 na Estação Central .

Como sempre, o trem chegou no horário , embarcamos e seguimos viagem.

Para ler sobre nossa primeira viagem a Innsbruck em 20223 clique no link abaixo

NOSSA PRIMEIRA VIAGEM A INNSBRUCK ( 2023 )