sexta-feira, 9 de junho de 2023

TIRANO, BERNINA EXPRESS E SAN MORITZ

Conseguimos chegar cedo em Milão, apesar de todos os percalços relatados no post anterior. Como nosso trem sairia somente as 12h20 para Tirano, demos uma volta na estação Milano Centrale que é lindíssima.

Procuramos uma loja onde a Vivian havia comprado uma bolsa de viagem em 2019. Ela queria comprar outra igual. Achamos a loja e por incrível que pareça, lá estava a tal bolsa. Ela entrou, viu que era aquela mesmo e saiu para pegar o cartão que estava comigo, para pagar. Ao voltar para a loja,  uma senhora pegou a bolsa que ela havia visto e a comprou. A Vivian não acreditou. Perguntou para a atendente e para a sua surpresa, não tinha mais daquela no estoque. Saiu da loja com uma mistura de tristeza e raiva, pois a quatro anos pensava em comprar uma outra destas bolsas e nunca havia achado igual em outro lugar. Descobrimos que esta loja existe em quase todas as grandes estações de trem na Itália e iríamos tentar ver em Roma, já que houve uma reforma nestes últimos anos, na Estação Termini e várias lojas novas, se  instalaram lá.

Então, para passar o tempo, fomos a uma cafeteria e tomamos um café para esquentar, pois estava muito frio.

No horário pegamos nosso trem para Tirano e em 1 h40 chegamos à estação.

Saímos da estação e seguimos andando até o hotel. Neste hotel, eu tinha feito um check-in através de um aplicativo, chamado FLEXIPASS. E poderia entrar no prédio apenas encostando o celular num dispositivo na porta. Nossos cartões de acesso, caso quiséssemos usar,  estariam no balcão da recepção. Também poderia usar o celular para abrir a porta do apartamento. mas isto nunca funcionou direito. Somente conseguia abrir a porta da entrada do prédio. Mesmo assim, facilitou e muito a nossa chegada.

Porque escolhemos Domus Cavour Rooms & Suítes?

De todos os que pesquisamos nos pareceu o melhor e estava a pouco mais de 500 mts das estações e ficava bem no centro histórico, onde havia alguns restaurantes e cafés . Entramos e nos surpreendemos, pois todos os andares e escadas eram de vidros, o que dava um ar futurista e muito bonito no interior do prédio. Também nos ofereceram no quarto, duas garrafas  personalizadas onde poderíamos colocar à vontade, em uma fonte no segundo andar, água mineral e água mineral gaseificada. Neste local, havia também, café, chá e outros produtos para aquisição.

O quarto bem amplo, bem confortável e com uma sacada com vista para a montanha. Também toda rodeada de vidros, a sacada tem por entre os vidros, persianas que funcionavam com controle remoto ao lado da cama, que  desciam ou subiam, conforme a necessidade. Muito conforto mesmo.

Deixamos nossas malas e saímos para conhecer um pouco da cidade. Seguimos por trás do nosso hotel até a Chiesa de San Martino. A origem desta igreja é incerta. Existem citações sobre uma igreja no local no ano de 1253. A estrutura atual, foi edificada em cima de fundações já existentes, no século XVII. Entramos para conhecer.

Após a visita,     retornamos pelo caminho que viemos da estação e achamos a Gelateria Lollipop Tirano, um lugar muito simpático, onde além de  sorvetes, serviam também, café e chocolate entre outras delícias. Pedimos dois chocolates, pois a temperatura lá fora devia estar próxima de zero graus. E duas tostas. Ficamos ali por uma hora aproximadamente.

Depois saímos e fomos até a Via Monte Pádrio , onde tem um supermercado, chamado U2. Muito bom o local, com uma grande variedade. Compramos entre outras coisas um pote de Nutella de 1 kg para levar para os filhos, por 7,90 euros. De lá, retornamos, porque estava ficando mais frio e escurecendo.

Passamos ao lado da Piazza Marione onde tem uma pequena loja de nome Pizza Express., que além de Pizza, serve Hot Dog , Focaccia e uma espécie de salgado assado de presunto e queijo. Compramos dois destes para nosso lanche à noite.

Chegamos no hotel. Jantamos os salgados  e fomos descansar para o passeio do dia seguinte.

Dia 27 de fevereiro, tomamos nosso café que é servido em uma cafeteria anexa ao hotel. Terminamos de comer e andamos até a estação do Bernina Express que fica ao lado da estação de trens de Tirano.

Chegamos um pouco cedo, deu tempo de comprar um souvenir na banquinha ao lado e ainda dar uma olhada nas redondezas.

Chegando a hora da partida fomos ao nosso vagão. O trem saiu no horário, as  9h40. Seguiu por dentro da cidade em meio aos carros e logo estava subindo pelo famoso viaduto em curva.

Seguiu lentamente, subindo os alpes. Aos poucos passavam pelas janelas panorâmicas, uma paisagem mais incrível que a outra, cidades, lagos e por fim, neve, muita neve. E assim, foi por 2h40m. até a chegar na estação de San Moritz.

Como a ideia era o passeio no Bernina Express, tínhamos comprado passagens para nosso retorno para as 14h48, assim, pegaríamos toda a volta durante o dia . Tínhamos então, pouco mais de  duas horas para ver a cidade.  Saímos da estação e subimos em direção ao centro que é bem perto, pela Via Serlas. Na metade do caminho, encontramos uma passagem que dá acesso a um elevador, que desce até o lago, totalmente congelado, e de onde se chega também à estação de trens.

Voltamos e continuamos pela Via Serlas e em seguida, avistamos uma loja da Läderach, que é um fabricante de chocolates suíços. Já tínhamos comprado chocolates desta marca em Lucerna, em 2019. Entramos e saímos com um pacotinho de pequenos pedaços de vários sabores . Continuamos e seguimos subindo até chegarmos em um mercadinho. Entramos pegamos água e refrigerante e compramos mais uns chocolates para a viagem de retorno.

Demos mais uma volta pelo centro e retornamos à estação.  Como todo trem suíço, o nosso saiu pontualmente no horário. Novamente, pelas janelas panorâmicas,  passaram-se toda aquela beleza dos alpes nevados. Lagos e cidades, que só a olho nu, para se ter noção de tanta beleza e esplendor.

Chegamos em Tirano um  pouca mais de 17h00. Como ainda era dia, fomos conhecer o Santuário della Madonna de Tirano. Diz a lenda que em 29 de setembro de 1504 a Madona apareceu para Mario Omodei, pedindo que ali se construísse um templo em sua homenagem. E, em 25 de março de 1505 começaram as obras. A sua consagração deu-se em 14 de maio de 1528. Entramos na igreja por uma porta lateral, e como estava sendo realizada uma missa, não foi possível, olhar com mais detalhes, o seu interior. Ficamos por alguns minutos e saímos pela porta principal, de onde pudemos ver a fachada. A sua frente , atravessando a rua, tem uma fonte. Fomos até ela, para conhecer.

Estava um frio gostoso, por isso, continuamos andando pelas ruas da cidade, tranquilamente, em direção ao hotel. Dessa forma, foi possível conhecer um pouco mais do centro da cidade.

No meio do caminho, paramos em uma quitanda e  pedi à senhora que ali atendia, um pouco de gengibre, para  um chá à noite, pois estávamos  com a garganta um pouco dolorida devido ao frio. Esta senhora não entendeu.  Aí apontei  para uns que estavam  em uma cesta.

- Zenzero? disse ela

Assim, aprendi uma nova palavra em italiano.

Pagamos o Zenzero e fomos ao mercado U2, que ficava no caminho. Lá compramos umas bolachas e seis vidros de um iogurte que é feito na região. Um sabor sem igual, realmente muito bom. Mas o que estava interessando para a Vivian, eram os potinhos, que eram muito bem-feitos , e ela já tinha  uma utilidade para eles, quando chegássemos em casa.

Chegamos no hotel à noite. Fizemos um lanche e fomos descansar.

Dia 28 de fevereiro, acordamos cedo , tomamos nosso café, arrumamos as malas. Como o check-out foi feito pelo aplicativo, fechamos o quarto e deixamos os cartões em uma caixinha na recepção.

Seguimos para a estação, onde nosso trem partiria as 11h08, para a última parte da nossa viagem.