domingo, 21 de maio de 2023

INNSBRUCK - Uma cidade emoldurada pelos Alpes Austríacos

Quando do planejamento de nossa viagem. Vimos que o trajeto de Viena até Rovereto, demoraria mais de nove horas. E ainda teríamos que pegar um ônibus para chegar a Riva del Garda, que era nosso destino. Como todos os trens tinham uma baldeação no meio do caminho, resolvemos separar este trecho em dois. E assim, pararíamos em Innsbruck. E seguiríamos viagem no dia seguinte.

Innsbruck, capital do estado do Tirol. É uma cidade tradicional pela prática de esportes de inverno. Também é conhecida pela sua arquitetura Imperial.

Depois de 4h20min de trem desde Viena, chegamos à estação  e fomos direto ao Hotel que fica exatamente ao lado da saída da estação. Escolhemos o Ibis Innsbruck, justamente pela localização, pois tínhamos pouco tempo para conhecer a cidade, mesmo sabendo que é pequena, sabíamos por pesquisar, que nela existiam muitos lugares encantadores .

Chegamos e fizemos o check-in. Fomos bem atendidos. O quarto e o hotel são padrão Ibis. Simples mas bem organizados .

Levamos as malas para o quarto e em seguida fomos conhecer a cidade.

Saindo do hotel, pegamos a Rua Salurner e seguimos em direção à Rua Maria Theresien. Já na saída se tem uma  amostra do quão bonita é a região. Já dá para ver aos Alpes nevados em todas as direções, bem como, belas construções. Seguimos e paramos na Landhausplatz, onde ficamos por alguns minutos.

Em seguida fomos  até o Triumphpforte que é um arco comemorativo. Este Arco Triunfal, foi construído em 1765, por ocasião do casamento do Arquiduque Leopold, filho da Imperatriz Maria Theresien, com a princesa Maria Ludovica, em 5 de agosto de 1765. O pai do noivo, Fraz Stephan Von Lothringen, morre inesperadamente, poucos dias após o casamento. Então foram incorporados ao arco, motivos de luto. Assim, a face sul, apresenta motivos alegres com referências ao casamento e a face norte, motivos que remetem a morte do imperador.

Seguimos após ver este arco, pela Rua Maria Theresien, que é uma rua principal onde existem várias construções interessantes. Também tem várias lojas de grife, restaurantes, cafés, sorveterias e uma vista deslumbrante dos Alpes. Aproveitamos que a temperatura estava boa e tomamos um gelato no calçadão e aproveitamos para admirar toda aquela beleza tanto da arquitetura como das montanhas. Bem na metade desta rua tem um monumento de nome Annasäule (Coluna de Anna).

Foi criado pelo escultor Trentino Cristoforo Benedetti. Recebeu este nome em 1703 após o dia de Anna, que é 26 de agosto, dia que foram expulsas as últimas tropas Bávaras que invadiram o Tirol como parte da guerra da Sucessão Espanhola.

Terminado o gelato, seguimos andando até a rua Herzog Friedrich. onde viramos no sentido do Rio Inn, que é onde está localizada a paisagem cartão postal da cidade

E realmente é uma paisagem indescritível. O contraste das casas coloridas com os Alpes nevados e o rio com sua coloração azul esverdeada, parecem cenas de filmes.

Ficamos  andando pela margem do rio admirando esta paisagem por vários ângulos.

Sem termos nos cansados ainda das vistas incríveis, fomos ao Markthalle, que é um mercado Municipal nas proximidades. Lá entramos em um restaurante, nos sentamos na área externa para ficar novamente de frente aos Alpes. Pedimos cerveja, refrigerante e uma pizza, que por sinal estava bem ruinzinha. Mas valeu o visual.

Saímos do restaurante e fomos ver o que tinha de bom  no mercado. Compramos queijo dos Alpes, salame e alguns doces.

Voltamos para ver novamente as casas coloridas e demos uma volta por um parque , na outra margem do rio. Lugar onde os moradores levam as crianças para brincar, tem uma pequena biblioteca onde pode-se pegar ou trocar livros, Ciclovia e locais para caminhadas.

Retornamos ao outro lado do rio e seguimos pela rua Herzog Friedrich. Passamos então pela frente da Stadtturm  (Torre da Vigia ). Com mais  de 51 metros, essa torre é um importante marco na cidade. Foi construída em 1400 como ponto de observação para sentinelas e também, anunciavam as horas do dia.

Continuamos andando até o Goldenes Dachi, (Telhado Dourado).  Este telhado, se encontra na fachada da Antiga residência real e é o maior símbolo da cidade de Innsbruck. Foi construído em 1494, por ocasião das bodas do Imperador Maximiliano com sua segunda esposa, Blanca Maria Sforza de Milán. O telhado é constituído por  2657 telhas de cobre dourada.

Já estava escurecendo, voltamos então pela  Rua Maria Theresien  e seguimos para o Café Central que fica na esquina das ruas Erler com Gilm.

Café este no antigo estilo vienense que está na cidade desde 1884. Entramos e pedimos as tradicionais Kaiserschmarrn,  que é prato típico da doceria austríaca. Consiste em uma massa frita,  (com farinha, ovos, açúcar, leite, manteiga, casca de limão e passas), servida aos bocados pequenos, e a não menos famosa, Torta Sacher. A torta foi criada em 1832 especialmente para o príncipe Austríaco Clemens Lothar Wensel Metternic.

Conta a lenda que o tal príncipe adorava provar novos pratos e ordenou ao seu chef que preparasse um bolo diferente. Porém o chef estava estressado com tanto trabalho e repassou a tarefa para seu aprendiz Franz Sacher, que tinha 16 anos. Este, usando somente ingredientes que tinham na dispensa, criou esta, que seria a torta austríaca mais famosa. Pedimos também dois cafés e nos deliciamos tanto com os doces como com o ambiente que sem dúvida, são  maravilhosos. Ficamos pouco mais de uma hora, comendo e escutando um grupo tocando jazz , na entrada do salão.

Como já estava ficando um pouco tarde e queríamos levar nossas roupas a uma lavanderia, saímos e voltamos direto ao hotel. Lá pegamos algumas roupas que tínhamos  usado e as levamos para lavar em uma self-service nas proximidades. Terminamos de lavar as roupas, eram mais de 21h00. Saímos  e retornamos ao hotel. Arrumamos as malas e fomos descansar, pois no dia seguinte cedo, continuaríamos nossa viagem, agora rumo ao Lago de Garda.

Acordamos cedo, tomamos o café do hotel, que estava bom e seguimos para a estação.
As 9h24 em ponto saímos para uma viagem de 2h50 minutos até Rovereto.  Mas - como contarei no post sobre Riva del Garda - não foi bem assim que aconteceu e tivemos nosso sexto imprevisto desta viagem.