quarta-feira, 22 de maio de 2024

ZURIQUE e Visita a Fábrica da Lindt

Zurique, em alemão Zürich, localiza-se no nordeste da Suíça, sendo a mais populosa cidade do país e é a capital do Cantão de Zurique. Como muitos pensam , não é a capital da Suíça.

Chegamos na Estação Central de Zurich, as 17h20. Estação muito moderna e bonita. Depois viemos a saber que no subsolo, existem muitas lojas , restaurantes e lanchonetes bem como, supermercados..

Seguimos direto para o hotel. Escolhemos o Ibis Styles Zurich City Center, localizado na Stampfenbachstrasse número 60, por ser próxima a estação e ter um preço um pouco melhor do que os hotéis nas imediações. Apesar de que, seu valor, também era bem caro. Foi o mais caro de todos os hotéis que compramos para esta viagem.

Chegamos na recepção, fizemos rapidamente o check-in e fomos para o quarto.

Quarto este que não nos agradou. Pelo tamanho, pelo tipo dos móveis e principalmente pelo banheiro. Apesar de ser para pessoas com dificuldades de acessibilidade, era bem ruim. Com equipamentos bem simples e com pouquíssimo espaço, até mesmo para pessoas que precisam de uma maior acessibilidade.

Ficamos um pouco e já saímos para ver algo para  comer.

Fomos a estação e em seguida a um mercado Coop, nas proximidades. Compramos agua, refrigerante, suco, iogurte , pães e bolachas e voltamos ao hotel, onde comemos e fomos descansar.

No dia seguinte, 13 de fevereiro, Acordamos e saímos tomar um café. Este foi o único hotel onde não compramos o café junto com a estadia. Normalmente não vale muito a pena, mas achei meio exagerado os 23,00 Francos por cada café.

Fomos então, até um Mc Donald's ali próximo, pois ainda não conhecíamos nada na cidade e pedimos café, croissant e donuts. Estava diferente e até gostoso.

Terminado o café, saímos andar para conhecer a cidade. Seguimos então até a Bahnhofstrasse, Que é uma rua por onde passam vários bondes, e onde tem varias lojas. Subimos por ela, olhando as vitrines e entramos em uma loja , muito bacana, com vários artigos para colégio e escritório, onde compramos dois Sketchbooks. Depois saímos e fomos andando pela Augustinegarsse até a Münzplatz.

Nesta praça, fica a Augustinerkirche, que já foi uma das cinco principais igrejas de Zurique. Entramos para conhecê-la. Igreja simples , com decoração simples, mas muito bonita.

Depois de ficarmos um pouco, dentro da Igreja, admirando toda sua beleza na sua simplicidade aconchegante, saímos e seguimos andando em direção a colina de Lindenhof, Que é o ponto onde a cidade começou a se desenvolver há muitos anos atrás,

Chegando na parte mais alta, tem uma praça enorme, de onde se tem uma vista privilegiada da cidade. Sentamos em um banco e ficamos aproveitando aqueles momentos ali.

Lugar muito bom para relaxar e passar um tempo. Depois de tirarmos umas fotos, descemos por uma escadaria e seguimos pela Fortunagasse  até uma rua que beirava o rio Limmate. Na esquina desta rua com a Uraniastrasse, entramos em uma pequena loja de souvenirs, de nome Schweizer Heimatwerk. Apesar de ter muitos objetos bonitos  relacionados a cidade e a Suíça , acabamos não achando nada que nos interessasse.

Fomos então conhecer a Igreja de San Peter, que é a igreja paroquial mais antiga de Zurique, Em seu coro, ainda hoje se consegue ver as paredes de fundação do século IX. A sua torre tem um belo relógio de 9 metros de diâmetro e cinco sinos datados de 1880

Seguimos andando e resolvemos já que estava ficando tarde , fazer um lanche em um Burger King, que passamos pela frente. Terminado o lanche, continuamos nossa caminhada.
Seguimos então, para a ponte Münsterbrück, onde de um lado fica a Kirche fraumünster, que é uma igreja que foi construída em cima de uma antiga abadia de mulheres. No seu interior foram colocados em 1970, cinco vitrais do renomado artista Marc Chagall. Resolvemos não entrar e ficar admirando a paisagem da ponte que é magnífica.

Depois seguimos para o outro lado do rio, onde está  a Grossmünster, que é uma igreja protestante de estilo românico. Ela começou a ser construida por volta do ano de 1100 e concluida em 1220. Diz a lenda que neste local existia uma igreja encomendada por Carlos Magno. Entramos e ficamos por meia hora . Depois descemos em uma cripta e saímos por uma porta lateral.

De lá fomos a uma loja de artigos musicais e como já eram 17h30, retornamos pela margens do lago para apreciar o entardecer.

Passaram-se quase uma hora, já havia escurecido, Fomos até o Copp Restaurante na Bahnhofstrasse, para jantar, mas descobrimos que fica aberto até as 20h00 mas serve,      após as 16h00, só café.

Andamos mais um pouco, explorando esta região da cidade , passamos no Coop que fica mais próximo do hotel , e pegamos comida e bebida para a noite .  Aproveitamos também  para pegar um sorvete e seguimos direto para o hotel, visto que no dia seguinte íamos levantar cedo para ir até a cidade de Kilchberg para conhecermos a fábrica da Lindt.

Dia 14 de fevereiro, acordamos, nos preparamos, e seguimos direto para a estação de trens. Onde comprei pelo aplicativo da Trainline as passagens para Kilcheberg, para as 10h37 no valor de 23,23 Euros, isso mesmo, pelo aplicativo paguei em Euros. Fomos então para a plataforma e em 20 minutos o trem chegou.

Embarcamos e exatamente 11 minutos depois, estávamos descendo na pequena estação de Kilcheberg. Seguimos uma rua logo na saída desta estação, mais a frente viramos a esquerda e depois a direita e mais alguns metros, estávamos na entrada da Lindt.

Entramos e logo de cara uma fonte enorme de chocolate. Considerada a maior fonte de chocolates do mundo. Ela, através de um sistema de 93 metros de canos no seu interior , despeja  um quilo de chocolate derretido por segundo.

Fomos até o balcão de atendimento, onde nos indicaram a entrada para a visita. Antes passamos em uma sala com vários armários onde deixamos nossos agasalhos e mochilas. Subimos por uma escada , Pegamos um aparelho de audio em português  e entramos em uma sala onde de forma bem didática, e com vários painéis e objetos , tem-se uma visão completa do processo do plantio e extração do cacau.

Depois passamos por outras salas, entre elas uma que contava toda a história da criação do leite condensado, até a mistura deste com cacau, de onde nasceu, o chocolate.
Passamos pela criação das grandes marcas, Nestle, Lindt, Läderach e Toblerone e por fim, por uma exposição de chocolates, desde os primeiros a serem vendidos, até os mais atuais.

Enfim , veio a parte não menos interessante, mais com certeza, a mais gostosa da visita.
Passamos para uma sala , onde haviam três fontes de chocolate. Uma, chocolate ao  leite, outra , chocolate branco e a terceira, chocolate  meio amargo, onde os visitantes podiam experimentar a vontade. Uma loucura só.

Depois de não sei quantas provas de cada , chegamos a conclusão que todos são muito bons. E seguimos para o outro extremo da sala, onde são vários tubos, com chocolates de diversos sabores que vão do ao leite, passando pelo de laranja até os meio amargos. Você coloca a mão embaixo dos tubos e um pequeno pedaço de chocolate cai, para ser saboreado.

Mais uma vez, experimentamos várias vezes todos e não conseguimos chegar a uma conclusão, de qual seria o melhor.

Passamos então para uma penúltima sala onde havia uns mapas e globos interativos

Por último, naquele andar, uma sala onde haviam doze bombonieres, cheias dos famosos bombons da Lindt.  Para respeitar o que estava escrito, e não ter problemas com um funcionário que estava de olho e com cara feia, pegamos somente um de cada e saímos. Bom, doze vezes três , deu uma boa quantidade de bombons.

Saímos, e seguimos até o outro lado  onde havia uma fila para a última parte da visita, onde uma máquina  e algumas telas, simulam a confecção de um chocolate, que ao final, cai em uma abertura, para que o visitante pegue.

Apareceu uma funcionária avisando, que pela fila estar muito grande, quem quisesse, poderia pegar o mesmo chocolate com ela . Analisamos o tempo que iriamos perder alí  para participar da brincadeira e achamos por bem sair da fila e pegar nossos chocolates com ela.
Descemos então para o térreo , pegamos nossos pertences no armário e fomos à loja da fábrica. Que fica  localizada  antes da saída. Sendo impossível não entrar, compramos mais alguns chocolates e depois seguimos para um café que fica ao lado esquerdo da entrada. Pedimos dois cafés, um chocolate e um spritzels para comer.

Terminado o café, saímos e fomos direto para a estação, onde desta vez, compramos as passagens direto,  em uma maquina ao lado. Passamos por baixo da linha e fomos para a plataforma esperar o trem para Estação Central de Zurique.

O trem chegou em pouco mais de 15h00. Onze minutos depois descemos na Estação Central e fomos direto para o Coop da Bahnhofstrasse, para almoçar.  Chegamos pouco mais de 15h30. Entramos e pegamos um bufeet livre no valor de 15,95 Francos o prato. Isto é, você pode colocar um pouco de tudo desde que, caiba no prato. Tem pratos menores no valor de 6,95 e 10,95 francos. Pegamos suco e refrigerante também.

Pelo preço, é uma ótima alimentação. Tem uma boa variedade. Também pode-se pedir alguns pratos separados com carne de frango ou porco.
Pegamos uma torta para sobremesa e por volta das 16h45, saímos do restaurante e fomos dar uma volta pelas ruas próximas.

Passamos novamente em um pequeno mercado e pegamos sorvete. Depois já mais a noite, passamos em um mercado no caminho, compramos agua e alguns petiscos  e fomos para o hotel descansar para a manhã seguinte . Quando iríamos para a cidade de Colmar na França.