quinta-feira, 13 de outubro de 2022

GÊNOVA A CIDADE MAIS VELHA DA EUROPA

Gênova é a cidade mais velha da Europa, fundada há mais de 2500 anos ao redor de sua zona portuária. O porto é o seu coração e a origem de seu poder e riqueza desde o século XI. Em seu auge, foi considerado “ A porta para a Itália ".

Post anterior clique para ler Lugano, a Suíça com alma italiana

Saímos do hotel em Lugano às 10h30. Em frente, parava um ônibus, no qual podíamos usar o passe que recebemos na chegada e que nos deixou na entrada da estação de trens.
Como nosso embarque era às 12h32, ficamos por ali, aguardando. Como era de se esperar, exatamente no horário, partimos em uma viajem direta, de 03h20, para Gênova.
Chegamos na Estação Piazza Principe, às15h55.

Saímos para fora e já sentimos a diferença. Gênova é uma cidade antiga. E como toda cidade grande, tem um trânsito mais caótico, ruas sujas, principalmente por ser próximo a estação de trens.
Fomos direto para o hotel, que fica a 150 metros da estação.
Porque escolhemos o Hotel Nuovo Nord:

Sempre escolhemos hotéis próximos a estação de trens quando possível. Este fica também próximo ao porto, onde iríamos visitar o Aquário de Gênova e não muito distante da Via Garibaldi, que também, era um ponto de interesse. E, as avaliações eram muito boas no Booking.com.
Fomos atendidos por uma recepcionista muito simpática. Nos atendeu em português. Disse que era italiana, mas que gostava muito do nosso idioma e tinha feito o curso, em Gênova. Falava muito bem e sem sotaque. Nos deu todas as orientações e fomos para o quarto. Era um quarto simples, com um banheiro pequeno. A Vivian, já me olhou com aquela cara. E já imaginei o que viria por aí. Mas não falou nada. Achei estranho aquele silêncio.

Se você não leu nosso blog desde o começo. Veja este post que vai saber do que estou falando.

Mas quando ela abriu a cortina da janela, virou-se e disse:
-Não gostei do quarto. Você viu a vista da janela? Vou falar com a recepção, para trocar.
Dei uma olhada pela janela e realmente a vista não era das melhores.

E lá fomos nós, para a recepção.
Conversamos e explicamos que tínhamos ficado decepcionados com o quarto, principalmente com a vista. Novamente esta moça foi muito simpática com a gente e propôs fazer a troca por um quarto com vista para a frente do hotel. Mas, teria que ser para o dia seguinte, pois naquele momento, estavam todos lotados. Aceitamos e voltamos para o quarto para descansar um pouco.
Como eram quase 17h30, saímos e fomos até o porto, que é perto. Porto sempre é um local complicado. As vielas medievais e prédios que passamos, tanto para ir, como para voltar mais à noite, tinham um ar degradado. Percebemos também, um certo desleixo no cuidado com a limpeza da cidade, bem como, alguns sinais de pobreza, nas pessoas que transitavam por ali

Chegamos na área do porto. Esta, foi toda revitalizada a 20 anos, para a Expo 1992. Com vários bares, calçadão para caminhadas e outras atrações, como um guindaste que te eleva a 40 metros para uma vista panorâmica.

Mas o que chama a atenção logo de cara é um barco pirata, com 63 metros de comprimento por 16,80 metros de largura. De nome Netuno. Ele foi construído para o filme "Piratas" de Roman Polanski, entre 1984 e 1985, ao custo de 8 milhões de dólares. Como o filme não teve o sucesso esperado, este navio ficou esquecido em um estaleiro na Tunísia. Hoje, fica em exposição permanente no porto, para visitação.

Continuamos a passear pelo porto. Lugar agradável e bem movimentado com vários bares e restaurantes .
Entramos em um  restaurante de nome Bigo Café.
Pedimos duas pizzas, chopp e lemon soda.

Jantamos e ficamos por ali esperando o sol baixar um pouco pois o calor estava muito forte. Saímos do restaurante e pelo GPS procuramos um mercado Carrefour Express nas proximidades. Achamos um a 600 metros. Fomos lá e compramos água e algumas bolachas e retornamos ao hotel.
No dia seguinte, acordamos cedo e fomos tomar café, que é servido em uma sala muito bonita, toda reformada com pé-direito bem alto. Bem ao estilo dos casarões antigos da cidade. Café bom e bem servido. Terminamos e  fomos a recepção. Nos informaram que quando voltássemos, já teriam nos trocado de quarto.
Saímos então para ir ao Ascensore Castelletto Levante. Construído em 1909, que nos levaria para a parte alta da cidade. Este elevador é famoso por sua arquitetura Art Nouveau. Mas antes paramos par ver a Basílica Santíssima Annunziata del Vastato, localizada na Piazza della Nunziata.
É uma das igrejas que mais representa a arte Genovesa do barroco do início do século XVII. Neste local em 1228, havia sido construído um convento e a pequena igreja de Santa Marta del Prato. A Basílica teve suas obras iniciadas em 20 de julho de 1520 e sua conclusão só foi possível no século XVII. Entramos na igreja e ficamos por quase uma hora. Vale a visita pois, o seu interior é muito bonito e também muito bem decorado

Saímos e como sempre gostamos de fazer, fomos nos perdendo por entre as vielas da cidade em direção ao túnel de nome Galleria Giuseppe Garibaldi, onde teríamos que passar por dentro, para chegar até o elevador.

Entramos pelo túnel e andamos por pouco mais da metade dele, quando  uma senhora que estava a nossa frente, entrou a esquerda por uma passagem. Resolvemos ver onde esta passagem saia e descobrimos que ali, era a entrada de um outro elevador. O Ascensore Castelletto Ponente. Pegamos então elevador e saímos bem próximo do mirante onde se tem uma vista incrível de toda a cidade baixa, mais o porto.

Ficamos ali aproveitando, a sombra das arvores e curtindo a vista. Depois continuamos nosso passeio pelas ruas próximas. Esta parte da cidade é muito bonita, com casas e prédios bem conservados. Achamos no caminho um restaurante ao ar livre, e lá almoçamos. Pedimos uma tábua de frios , e claro, acompanhado do Aperol Spritz.

Terminado o almoço, descemos, agora sim pelo Ascensore Castelletto Levante e fomos caminhar pela Via Garibaldi. Viu como por aqui é tudo Garibaldi? Temos muitas ruas e praças e até cidades com o nome Garibaldi, também no Brasil. Principalmente no Rio Grande do Sul. Pois é, falamos do mesmo Garibaldi. Vale a pena conhecer a sua história. Caminhamos então, pela Via Garibaldi que é uma das ruas mais bonitas de Gênova, inclusive, está na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco, assim como muitos dos Palácios que se localizam ali.

Depois de algum tempo de caminhada, resolvemos retornar para o hotel, pois estava muito quente e tínhamos reservado os ingressos para o Aquário de Gênova para aquele dia, às 17h30. E foi aí que passamos em frente do Cambi Café. Um lugar muito simpático, com um jardim cheio de mesinhas à sombra de árvores. Mas, como já tínhamos almoçado, deixamos  quem sabe, para o outro dia.

Chegamos ao hotel e nosso novo quarto era bem melhor, as janelas davam para a rua e isto tornava o ambiente mais arejado e agradável. Ficamos contentes com a troca. Então descansamos um pouco e às 16h45 fomos para o Aquário.
Aquário de Gênova tem 3.100 metros e recebe mais de 1,2 milhões de visitantes ao ano. Foi construído para o Expo 92, celebrando os 500 anos do Descobrimento da América por Cristóvão Colombo, genovês de nascimento. O Aquário tem 70 tanques que abrigam 12.000 animais de 400 espécies.
Chegamos e o movimento estava fraco, entramos sem fila e fomos ver os tanques.

Passamos por todos os tanques e os que chamaram mais à atenção, foram os do Peixe Boi, dos Golfinhos e das Medusas.

Ficamos até às 19h30 e então saímos e fomos para um novo passeio pelo porto, e também  procurar algum lugar para jantar.
Andamos um pouco e como estava anoitecendo, resolvemos ir até aquele café que havíamos visto a tarde, na Via Garibaldi.
Caminhamos uns 40 minutos, serpenteando pelas vielas  e enfim chegamos no Cambi Café. O calor, mesmo sendo noite, estava intenso. Pedimos duas massas e uma garrafa de água.
 O atendimento foi muito bacana por parte dos proprietários. O ambiente é muito charmoso e acolhedor. Tudo isto quem sabe ajude. Mas, que àquelas massas estavam uma delícia, isto não dá para negar. Foi uma das melhores que comi nesta viajem. Recomendamos. Se for à Gênova, vá ao Cambi Café, Via Garibaldo 1R, 16124
Acabamos o jantar e fomos direto para o Hotel. Quando chegamos, quem estava atendendo era a recepcionista que falava bem o português. Perguntei para ela, sobre o trem que ia para Porto Fino, pois tínhamos pensado ir para lá no dia seguinte. Ela nos deu umas dicas e nos recomendou que não deixássemos de ir a Camoglia, que eu não conhecia e ficava no caminho. E até insistiu para que fôssemos mesmo, pois iríamos gostar.
Bom esta parte do roteiro, vou contar em um post a parte, pois realmente foi somente um dia, mas foi um dia muito especial, pelas belezas que presenciamos.

Para ler sobre o dia em Porto Fino Clique aqui  Porto Fino. A praia dos ricos e famosos

Voltamos final da tarde, de Porto Fino. A nossa já amiga da recepção, tinha toda a razão. Camogli é muito bonita. tem seu charme próprio . É completamente diferente de Santa Marguerita Leguri, e outra realidade em relação a Porto Fino. E se você  estiver por perto, não deixe de conhecer. vale muito a pena.  Passamos pelo hotel para deixar as frutas que havíamos comprado em Camogli e saímos em seguida . Fomos até a Via Garibaldi para jantar ou comprar algo para o jantar. Deixamos para decidir na hora. Ao chegar na Via, estava tendo um pequeno show musical ao ar livre. ficamos ali para assistir. Saímos para andar mais um pouco e resolvemos comprar um lanche para acompanhar as frutas que já tínhamos  e retornamos ao hotel.
No hotel, jantamos, conversamos com os filhos e fomos descansar, pois, na manhã seguinte iríamos continuar a viagem, agora, para La Spézia.