quarta-feira, 22 de maio de 2024

PÁDUA "Pan padovàn, vin vicentìn, tripe trevisane, done venexiane"

A habilidade dos paduanos com produtos alimentares, especialmente pães e doces, é conhecida desde tempos imemoriais: "Pan padovàn, vin vicentìn, tripe trevisane, done venexiane" (pão padovan, vinho Vicenza, tripa de Treviso, mulheres venezianas), diz um velho provérbio.

Acordamos cedo em Nápoles, tomamos nosso café, pegamos as malas e seguimos para a estação. Onde aguardamos nosso trem para Pádua. Havia comprado com antecedência para as 11h09 deste dia 07 de fevereiro. Comprei um trem de alta velocidade, pela Frecciarossa, por 116,70 euros, as três passagens, em um vagão de segunda classe, mas dito Premium, onde os serviços são os mesmos da primeira classe. A viagem foi tranquila e durou cinco horas.

Chegamos a Pádua as 16h05. Estava chovendo e seguimos direto para o hotel que fica ao lado da estação.

Escolhemos o Hotel Grand'Italia, pela localização, mas com certo  receio , pois era um hotel antigo. Já as avalições do Booking não eram tão ruins.

No final das contas, foi uma grata surpresa. Fomos muito bem recebidos por um funcionário, simpático e até certo ponto, com um jeito engraçado. O quarto era espaçoso, simples mas bem limpo e confortável, com um banheiro antigo,  mas bom e espaçoso. O café muito bom e variado.

Subimos para descansar um pouco e as 18h00, descemos para conhecer as redondezas e jantar.

Resolvemos, já que ali por perto do hotel não achamos um restaurante que nos agradasse, comer um lanche em um McDonald's , localizado bem embaixo do nosso hotel. E depois fomos descansar para o dia seguinte.

Dia 08 de fevereiro, acordamos e fomos tomar o café , que como disse era muito bom e variado. O tempo estava firme, sem chuvas.
Saímos depois do café e  seguimos andando pelo Corso del Popolo. em direção ao centro da cidade, que depois vira Corso Giuseppe Garibaldi.

Viramos a direita na Via Giuvanne Cittadella, e passamos por várias lojas de grife. Um local bem agradável para compras.

De lá , retornamos e seguimos no sentido contrário. já em uma parte mais antiga da cidade, mas muito bonita também.

Chegamos até a Chiesa degli Eremitani, que é uma igreja no estilo gótico do século XIII. Foi construída entre 1260 e 1276. Ela foi muito danificada em um bombardeio aliado em março de 1944. Hoje restam 88 mil fragmentos dos afrescos originais cobrindo 77metros quadrados, sendo que a área original, se estendia por centenas de metros quadrados.

Ficamos por quase uma hora admirando o seu interior e depois saímos e seguimos por dentro do Centro  histórico da cidade .

Fomos até a Via Altinate, e entramos na Chiesa de San Gaetano.
A igreja foi projetada por Vicenzo  Scamozzi, e construida entre os anos de 1574 e 1586.

Saímos de lá e seguimos nosso passeio. O que nos chamou a atenção é que existem calçadas cobertas por arcos , assim como em Bolonha.

Passamos em uma loja de game e uma loja de roupas mas nada nos agradou .Seguimos até via San Francesco e viramos na Via Michele Sanmicheli, onde paramos na Pasticeria bar Arena Padova, onde tomamos um café e comemos uns doces.

Depois de uns 40 min, continuamos andando até a Abadia de Santa Justina, que é um complexo de abadia Beneditina. Existem vestígios de uma igreja no local dedicada a santa desde o ano de 520. Infelizmente estava fechada e reabriria somente após as 16h00. Então, fomos até a praça Prato della Vale.

Descansamos por meia hora por ali e em seguida fomos até o ponto mais famoso de Pádua .
A Basílica de Santo Antônio de Pádua que apesar de ser a maior igreja da cidade, não é a sua catedral. A construção da Basílica, começou entre 1234 e 1238, logo após a morte de Santo Antônio de Lisboa. Possuindo apenas uma nave, mais tarde recebeu anexos laterais e foi concluída em 1310.
 Existem várias capelas dedicadas a vários santos e muitas estátuas e pinturas, mas a mais procurada pelos peregrinos que a visitam é a Capela das Relíquias, já  quase no final da Basílica, em uma pequena sala, Lá, pode se admirar o Relicário, todo emoldurado em ouro, contendo a língua de Santo Antônio, sua mandíbula com cinco dentes e alguns outros restos mortais do Santo.
Realmente , é uma igreja muito bonita, com muitos detalhes e muito o que se ver. Ficamos por quase uma hora e meia, depois saímos ,passamos por uma salinha onde se vendem artigos relacionados a Basílica, onde compramos um santinho como lembrança, a pedido de minha irmã.

Saímos da Basílica, eram mais de 17h00, e como os restaurantes estavam fechados e só reabririam após as 19h00, fomos procurar algo para comer, no caminho de volta ao hotel. Seguimos para o centro histórico, pela Via Humberto I e paramos para um sorvete na Gelateria Portogallo, isso mesmo, sobremesa antes do jantar. Mas para um bom sorvete, não se tem horário. De lá, seguimos andando até a Basílica di Santa Maria Assunta, Esta sim é a Catedral de Pádua.
Suas origens remontam do ano de 313, Logo após o Édito de Milão, iniciou-se a construção da Catedral, que foi destruída em 1117 por um terremoto. Em seu lugar ergueu-se outra, no estilo Românica. Em 1547, iniciou-se a construção da que está ai até hoje, visto que, a antiga, era considerada muito simples para a cidade que já tinha outras mais suntuosas como a de Santo Antônio.
Entramos para ver seu interior, que é simples, mas muito bonito.

Saindo, fomos à uma loja de quadrinhos , chamada Star Shop Padova. na Piazza Duomo, onde compramos uns exemplares em japonês para os dois filhos.
 Andando novamente em direção ao hotel , seguimos pela Via Monte de Pietá, e viramos em seguida na Via Danie Manin . Já no seu início vimos uma casa que vendia Hot Dog de nome Idem Com Patate. O cheiro gostoso nos fez entrar.
 Pedimos três hot com batatas. Quando chegaram a mesa, achamos as batatas feias, mas qual não foi nossa surpresa. Estavam simplesmente deliciosas e o cachorro quente também. Combinamos de voltar no dia seguinte, mas como vai dar para ver na sequência, não conseguimos, e ficou na lembrança, o restante da viagem como um dos melhores Hot Dog que comemos. E as batatas? Essa sim as melhores. Um dia, talvez, voltaremos a Pádua só para fazer este lanche novamente.

Terminamos o lanche, continuamos nossa caminhada até a Via Cavou e de lá para o hotel. Antes passamos em um mercado para pegar agua , iogurte e algumas guloseimas para a noite.

Dia 09 de fevereiro, amanheceu garoando. Eu tinha deixado este dia em aberto no roteiro, para decidirmos na hora, algum passeio próximo. Tomamos o café e sem saber muito o que fazer, com medo que a chuva aumentasse, acabamos resolvendo almoçar e ver o Carnaval em Veneza.
Seguimos para a estação onde compramos as passagens para a Estação de Santa Luzia . Pagamos 14,40 Euros para um trem regional.
Para ler sobre este dia em Veneza clique no Link abaixo

Dia 10 de fevereiro, um domingo, acordamos bem cedo, fomos tomar café para em seguida pegar as malas e ir a estação. Tinha comprado pelo valor de 29,70 Euros as três passagens até Verona, onde chegaríamos as 10h00 e em seguida pegaríamos o trem direto para Innsbruck, as 11h01. com chegada prevista para as 14h36, o que não ocorreu. Tivemos um atraso de mais de duas horas. Mas isto contarei a seguir, no poste de Innsbruck. O valor pago por estas três passagens, foi de 59,10 Euros.