quarta-feira, 22 de maio de 2024

Pompeia

Foi a maior erupção do Vesúvio que se tem notícia. Na manhã do dia 24 de agosto do ano de 79, uma chuva de cinzas e pedras saídas da boca do vulcão, pegou, de surpresa, a população de Pompéia , estimada entre 10 a 15 mil pessoas. Dias antes ,os Pompeanos haviam escutado ruídos saindo do solo, para os quais  não  tinham explicação.

Acordamos cedo e após o café no hotel, fomos a Estação Nápole Centrale, por onde acessamos a estação Circumvesuviana. Lá , fomos ao guichê  e compramos passagens para o trem sentido Sorrento, mas descendo na estação Pompei Scavi- Villa dei Misteri. Nos dirigimos ao local indicado para o embarque , Não demorou muito e o trem chegou. Estava cheio, pois é um trem muito utilizado pelos moradores.  Demorou pouco mais de 50 minutos e estávamos descendo próximo a entrada das bilheterias.

Entramos, seguimos para a bilheteria. Havia comprado com antecedência, mas antes de entrar deve se passar pela bilheteria para retirar os ingressos.

Começamos por uma rampa  que da ascesso a cidade. Tem muito o que se ver. Várias construções em perfeito estado de conservação, anfiteatros, igrejas, praças, casas com suas paredes decoradas em ótima conservação, utencílios de culinária, fogões, despensas. Tem também outros locais fechados que ainda estão sendo cavados, e de lá deve-se aparecer muita coisa interessante.

Mas o que mais impressiona a gente, é a grandiosidade do vulcão, que mesmo ao longe marca sua presença. e principalmente o que nos leva a pensar e a refletir são os moldes em gesso, das pessoas que morreram quase que instantaneamente, e preservaram suas posições e expressões faciais.

Andamos muito, Ainda que seja impossível ver tudo em um dia , tamanha é a extensão das escavações, procuramos observar cada detalhe das edificações que passávamos.. Pouco mais de 14h30. Quase quatro horas de caminhada. Paramos para fazer um lanche. Havíamos levado alguns petiscos , refrigerante e agua. Descansamos um pouco,

Seguimos depois de uma meia hora Visitando o interior de algumas casas, e depois descemos até a arena. e de lá seguimos para a  saída uns 1000 metros a frente.

Já eram algo em torno de 16h30. Entramos então no museo, onde estão guardadas  várias peças de uso diário que foram encontrados nas escavações, e mais alguns moldes em gesso dos corpos ali descobertos.

Saímos do museo reflexivos, sentamos em um pequeno jardim do lado de fora por uma meia hora. Depois seguimos para a saída , O Ingresso para Pompéia já estava fechado, visto que passavam de 17h00. Saímos pelo mesmo portão que entramos e seguimos para a  estação, onde compramos em uma máquina de auto atendimento, as passagens para o retorno.

Trinta minutos depois , chegava o trem vindo de Sorrento. Pegamos ele, e em uma hora estávamos descendo na Estação.

Passamos então novamente no. Chale Ciro, pegamos mais uns doces. Passamos em um mercado próximo a estação, para comprar agua e algumas goluseimas. Seguimos para o hotel onde deixamos as sacolas e saímos para jantar em um restaurante próximo também de nome I Sapori di Parthenope.

Pedimos três pratos de pasta, cerveja e uma sprite. Restaurante simples, bem do jeitão de Nápoles. Fomos bem atendidos e a comida estava boa. Jantamos e em seguida voltamos para o hotel para comer os doces do Chale Ciro. e descansar para o dia seguinte.

Para ler , ou retornar ao post sobre Nápoles clique abaixo