terça-feira, 4 de junho de 2024

Thum - Charme a beira do lago

Saímos do hotel em Berna e fomos direto para a estação de trens onde compramos, por 62,40 Francos, as passagens de ida . Fomos a plataforma, pegamos o trem e em 20 minutos estávamos descendo na estação de Thum.

Da estação, andamos até a ponte que cruza o rio Aare, o mesmo que passa em Berna , passa também por Thum e deságua no lago. Parte do centro  histórico de Thum é uma uma pequena  ilha  de nome Bälliz, banhada pelo rio Aare.

Passamos pela ponte, seguimos em frente e novamente atravessamos mais uma ponte do outro lado desta ilha.

Saímos na Obere Hauptegasse, viramos a esquerda e começamos a ver diversas lojas, algumas já abertas.

Andamos mais alguns metros e por uma pequena passagem vimos  uma escadaria , muito íngreme, com uma indicação, que por ali, se chegava a igreja.

Subimos por esta escada. No final dela a direita, mais uma escadaria e na parte mais alta, já dava para ver que tinha realmente uma igreja, lá em cima. Então lá fomos nós, escada acima.

Chegando ao final das escadarias, tivemos a primeira certeza que tínhamos acertado em cheio este passeio. Que paisagem incrível que estávamos vendo lá de cima. Algo que só vendo com os próprios olhos, pois as fotografias não captam nem a metade de toda aquela beleza.

Havia um banco onde sentamos e por vários minutos ficamos a olhar para  tudo aquilo.
Depois, mais alguns degraus e estávamos em uma pequena praça onde se erguia  uma pequena igreja protestante ( Stadtkirche Thun ). Sua torre data de 1330 e tem afrescos do ano de 1430. O edifício da igreja data de 1738, mas anteriormente ali, na idade média,  existia uma igreja consagrada a São Maurício. Também existem vestígios de outro edifício datado do século X.

Entramos para conhecê-la e por lá ficamos uns trinta minutos. Igreja simples, mas muito bonita e aconchegante.

Depois saímos e pegamos a Schlossberg, que nos leva em direção ao castelo de Thum.

Chegamos no castelo e estava fechado. Abriria para visita mais a tarde. Passamos por uma abertura ao lado  do castelo e saímos na parte dos fundos , onde se tem mais uma vista privilegiada da região.

Em seguida  pegamos um caminho que descia em direção a cidade e saímos novamente, na Obere Hauptegasse, que é uma rua muito interessante, cheia de lojas, bares e restaurantes, muitos ainda fechados neste horário.
Esta rua tem dois andares. Na rua abaixo, muitas das lojas e bares foram instalados em antigos Bankers da segunda Guerra e na parte elevada, se tem uma calçada, com mais lojas, dos dois lados da via.

Seguimos nosso passeio e fomos em direção ao Kino Rex , que é as salas de cinema da cidade. Próximo a elas , tem uma loja de Mangas e produtos do gênero. O Gustavo entrou para procurar umas edições em japonês, mas não encontrou. Então saímos e retornamos. Atravessamos novamente o rio para o outro lado e fomos almoçar em um Coop Restaurante, que fica as margens do rio Aare.
Comemos novamente do buffet e ao final pegamos sorvetes como sobremesa. Depois de almoçarmos . saímos para andar pela cidade novamente.

O tempo estava ótimo, tinha sol e a temperatura estava agradável..
Depois de ver algumas lojas, andamos até mais ou menos, o meio da ilha e lá entre muitos restaurantes e bares , escolhemos um lugar para um lanche , já que eram quase  16h00 e o sol, logo começaria a se por.

Pedimos café e uma cerveja para mim. Como já comentei, parece que não, mas mesmo com clima frio , cai muito bem uma cerveja, Ficamos por ali uns quarenta minutos e depois voltamos a caminhar.
Desta vez seguimos em direção a um dos pontos turísticos da cidade , a ponte de madeira coberta, de nome Obere Schleuse (Scherzligschleuse).
Esta ponte tem duas finalidades. Construída em 1756, faz a travessia do rio para a Ilha de Bälliz e em 1818, foi construída uma eclusa que regula o nível do rio, permitindo sua navegabilidade. Passamos por dentro da ponte. Muito bonita e lembra um pouco a ponte coberta de Lucerna.  A vista que se tem da região, vale  o passeio.

Saímos da ponte e seguimos andando pelas margens do rio. Já se aproximava das  17h00 e estava entardecendo.  começava a esfriar um pouco. Mas o local era muito bonito e estava muito gostoso aquela caminhada.

Então seguimos até uma outra pequena ilha, onde por uma ponte, se chegava a um belo casarão.

Continuamos andando e mais a frente havia um espaço como uma praça, onde de um lado era o rio e do outro, um braço de rio, onde passavam barcos de passeio .

Mais a frente não se podia mais passar. Como logo ia escurecer, voltamos beirando este braço de rio e logo estávamos na estação de trens.

Chegando na estação, comprei as passagens pelo aplicativo da Trainline.  Aguardamos o trem chegar. Embarcamos e em 25 minutos estávamos descendo na estação central de Berna. Só que este trem parou de um outro lado, em uma plataforma subterrânea, e quando saímos, estávamos do lado contrário que conhecíamos. demorou um pouco mas nos localizamos.
Depois de nos acharmos, fomos para nosso hotel.

Para ler mais sobre o dia anterior ou a continuação deste clique no link abaixo