sábado, 1 de junho de 2024

INTERLAKEM e LAUTERBRUNNEN DUAS JÓIAS DA SÚIÇA.

No início do século XIX, Interlaken, no Oberland bernês, já havia se tornado famosa por suas impressionantes paisagens montanhosas. Contemporâneos famosos como Johann Wolfgang von Goethe e Felix Mendelssohn já viajaram por estas montanhas. O sucesso de Interlaken como ponto turístico foi reforçado pelo término da construção da Ferrovia Oberland Bernês em 1890 e da Ferrovia Jungfrau, em 1912.

Dia 18 de fevereiro, um domingo. Chegamos a pequena estação de trens de Interlaken West as 15h 20. Descemos e saímos direto para o hotel.

Escolhemos o Hotel Bausite ,que fica a 500 metros desta estação, pela proximidade e pelo preço. Pois quando da reserva, estava com um preço bem convidativo. E também pelas referencias dos hóspedes no site do Hotéis.com.

Ele está localizado na Seestrasse, 16.  Em uma cidade ao lado de Interlaken de nome Unterseen. Na Realidade é só sair da estação e cruzar por uma ponte que faz a divisa entre as duas cidades.

Rapidamente chegamos ao hotel ,  que tem uma paisagem a sua frente, destas de deixar a gente tonto.

Fizemos o check-in e subimos para o quarto. Que era muito espaçoso, com um ótimo banheiro. Tem vista para uma montanha e para um espaço verde muito bonitos.

Depois de descansarmos, saímos para conhecer um pouco da cidade. Fomos então para a Bahnhofstrasse, e que depois vira Höheweg .
Esta vem a ser a principal a rua da cidade , rua esta cheia de lojas e algumas lanchonetes.

Ela atravessa toda a cidade desde a Estação West até a Estação Ost. Passando pela famosa praça Höhematte,  que nada mais é que um extenso parque, com vistas panorâmicas para a montanha, e áreas gramadas para descanso e laser.

Este local é protegido desde 1864, o que garante uma vista impressionante do Jungfrau com seus 4158 metros de altitude.

Quando chegamos neste espaço, já era noite e tinha um pequeno labirinto,

onde as pessoas entravam, para tirar fotos e caminhar por entre a vegetação e algumas peças e objetos  expostos.

Ficamos mais um pouco por ali e como já estava ficando frio, voltamos para a rua da estação onde tem um supermercado e restaurante Migros. Compramos algumas coisas para comer e beber a noite e fomos direto para o Bausite .

Na manhã seguinte, dia 19 de fevereiro, uma segunda-feira. Acordamos um pouco mais tarde que o de costume, tomamos  nosso café , por sinal, um ótimo café servido no hotel. Depois saímos para a varanda e ficamos a admirar aquela paisagem incrível em frente ao hotel.

Passavam das 11h00,  então decidimos sair  para conhecer melhor a cidade.
Chegamos até a estação e fomos pegar um trem para ir até a Estação Ost.  Trem este que, por estarmos hospedado na cidade e por auxílio de um aplicativo, ficamos isentos de pagar a passagem. Viagem de 5 minutos.

Descemos na estação e como em frente tem um mercado Coop, muito grande com várias lojas, entramos para conhecer.

Saindo do Copp, pegamos a rua da frente que sai naquela rua principal da cidade e voltamos por ela. .

Um pouco mais a frente, entramos por uma pequena rua e chegamos até a Igreja Católica Heiliggeist de Intelaken, que fica em um lugar aberto muito bonito próxima de outra igreja chamada de Igreja do Castelo Reformada.

Entramos nas duas para conhecer seus interiores. Saímos das igrejas e continuamos a andar, agora pelo Höhematte, de onde se tem uma vista maravilhosa das montanhas que rodeiam a cidade. Mas como o dia estava meio nublado, boa parte destas montanhas estavam encobertas. Mesmo assim, o local é muito agradável de se andar.

Continuamos nosso passeio , e passamos pela frente de uma casa de chocolates da Läderach e não resistimos.

É um chocolate sem igual. Talvez o melhor da Suíça. Também talvez seja o mais caro. Já tínhamos comprado em outas vezes que fomos a Lucerna e San Moritz.

Entramos e peguei um pacotinho que tem várias barrinhas com diversos sabores cujo valor era 24,70 Francos. Paguei e saímos correndo.

Para não pegar mais, é claro.

Como já eram quase 15h00 , fomos direto para o restaurante do Migros, próximo da Estação West para almoçar. Desta vez o Gustavo se confundiu com as palavras e quando pediu um pedaço de frango com fritas, que em vez de um pedaço, veio um frango inteiro . Mas, nem um pouco difícil para ele comer. Eu peguei um Schinitzel e a Vivian uma porção de nuggets com fritas, mais coca cola e um chá. Vieram porções de bom tamanho e estavam bem saborosas.

Ficamos no restaurante até as 16h30. Ao sairmos, lembramos que o hotel servia das 16h00 as 18h00,  café com bolo, em um salão em frente a recepção.

Então fomos até uma loja ali perto para ver se encontrávamos alguma lembrança que nos agradasse da cidade. Como não achamos nada, voltamos para o hotel.

Já passavam das 17h00,  fomos direto para o café com bolo. Estava uma delícia. O tempo já esfriando, um bom cafezinho quente e um saboroso pedaço de bolo . nada melhor do que isto  para encerrar a tarde.

Fomos para o quarto. A noite eu fui ao Migros novamente para pegar umas coisinhas para comer e fomos descansar para o dia seguinte.

Dia 20 de fevereiro, terça feira, acordamos e fomos tomar nosso café. Em seguida  fomos até a estação pegar o trem para irmos até a Estação Ost,

De onde, pelo app da Trainline, comprei as passagens para o segundo grande motivo desta  viagem.

Que era o desejo da Vivian, conhecer a cidade de Lauterbrunnen.

Estas passagens custaram 25,85 Euros. pois no aplicativo é esta moeda que uso.

Aguardamos por 20 minutos o trem chegar , entramos e em mais 22 minutos, estávamos descendo na estação de trens de Lauterbrunnen

Ao sair pela rua lateral da estação, já se tem a ideia de quão bonita é a cidade. Cada passo que se dá em direção ao centrinho, a imagem do cartão postal de Lauterbrinnen, inunda os olhos dos visitantes de beleza e admiração. Realmente é uma paisagem magnífica . Algo que fotografia nenhuma consegue captar. A grandiosidade de todas aquelas montanhas brancas,  emoldurando a Staubbach Waterfall.

Esta cachoeira  é uma das 72 que existem na região. Tem uma queda de 292 metros e é a terceira mais alta da Suíça.

Seguimos andando pela estrada e chegamos em um espaço onde existem alguns bancos para se sentar e apreciar melhor a cachoeira.

Ficamos ali por cerca de meia hora. Depois seguimos andando , passamos por umas casas de moradores e chegamos próximo a um camping de onde se tinha uma visão frontal da cachoeira e uma visão geral de todas as montanhas nevadas, que ficam naquela região.

Como não seguiríamos em frente, retornamos e descemos por uma pequena estrada pouco antes do cemitério da cidade que, apear de ser um cemitério, é muito bonito. Continuamos caminhando até a igreja da cidade,.

Igreja que foi construída entre os anos de 1831/32, substituindo uma anterior, de 1488.

Entramos para conhecê-la e como todas as que já tínhamos visto na Suíça, muito simples na sua decoração. mas ao mesmo tempo, muito aconchegante,  Te dá vontade de ficar ali, sentado, olhando, meditando ou só aproveitando aquela atmosfera, que faz bem para a alma. Ficamos algum tempo e depois saímos e voltamos ao centrinho da cidade.

Demos uma volta ,olhando as lojas e como já era mais de 14h00, paramos no Base Café para almoçar. Pedimos Tortellini para a Vivian, o Gustavo pediu nuggets com fritas e eu, um Raclete, todos acompanhados com refrigerante. Demorou uns 20 minutos e nos serviram. A comida estava muito saborosa.

Demoramos ali mais uns 45 minutos e depois saímos. Como já tínhamos visto toda a cidade, e em nosso roteiro não iríamos fazer mais nenhum passeio na região, já que a motivação desta parte da viagem, era só conhecer a cidade de Lautenbrunnen e sua cachoeira, fomos até a estação, compramos as passagens de volta e retornamos a Interlaken.

Chegamos em Interlaken, aproximadamente as15h45. Seguimos a pé pela rua principal. Paramos em uma loja onde a Vivian comprou um pequeno bichinho de pelúcia. Um São Bernardo, que lembrava em todos os detalhes, o nosso Boris, que foi um cachorro muito especial e que morreu a um ano e meio atrás.

Depois seguimos o passeio e paramos novamente na  Höhematte.

O dia tinha sol, o céu estava azul. Vários parapentes sobrevoando a região e a vista das montanhas e em especial da Jungfrau estavam simplesmente magníficas. Sentamos em um banco e ficamos por uns 30 minutos vendo tudo aquilo. Talvez um dia voltaremos , mas aquele momento, foi único.

Como já se passavam das 17h00, voltamos rapidamente para o hotel para novamente nos deliciarmos com aquele café com bolo, servido a tarde, para os hóspedes. Imperdível.

Depois nos sentarmos um pouco na varanda para ver o anoitecer, fomos para o quarto.

A noite, saímos até o Migros para pegar algo para comer e dar a última olhada na cidade . Voltamos ao Hotel Bausite para descansar e preparar as malas . No dia seguinte, partiríamos para Berna.

Dia 21 de fevereiro, terça-feira,  depois do café saímos ao redor do hotel para a última olhada em toda aquela beleza, que não cansam os olhos. Nosso trem só sairia as 13h05. Então tivemos um bom tempo para nos despedir.

Fizemos o check-in ao meio dia e fomos lentamente até a estação .