terça-feira, 2 de agosto de 2022

A VIDA É O TREM , AS ESTAÇÕES NÃO


 No Brasil, não estamos acostumados a viajar de trem. São muito poucas as opções. Na Europa é bem comum e muito simples fazer viagens ferroviárias.

Existem trens de alta velocidade, que interligam as capitais e principais cidades. E outros regionais, que fazem a ligação entre as cidades menores e suas capitais.



Por que prefiro trem?

Ao contrário do avião, você precisa chegar no máximo com meia hora de antecedência, isto, se não conhecer a estação, pois 10 min normalmente são suficientes. Não existe check-in, simplesmente você valida sua passagem se comprou na hora, ou entra direto no binário, como dizem os italianos, embarca, acomoda suas malas nos espaços específicos, senta-se no seu lugar e aproveita a viajem. Fiscalização? Sim, conforme o itinerário, vão passar verificando sua passagem e até o passaporte.

Normalmente, as estações são centrais, o que poupa tempo e dinheiro em deslocamentos.

Os trens são muito pontuais.

As conexões, assim como nos aeroportos, prefiro com um pouco mais de tempo, para não correr afinal, para que correr? Estamos a passeio.

Dica: Mesmo tendo maleiros a vontade, os trens têm horário e se não for o final do trajeto, onde você for descer, ele para poucos minutos e segue seu destino. Portanto, quanto menor as malas e menos bolsas e mochilas estiver carregando, mais confortável vai ser sua viajem. Principalmente, se tiver que fazer uma ou duas conexões.

Para comprar as passagens uso sempre dois sites;

RAILEUROPE (www.raileurope.com)

TRAINLINE  (https://www.thetrainline.com/pt-br) este tem um aplicativo que você deve baixar. Faz tudo por ele, inclusive, as passagens ficam à disposição mesmo off-line e na hora de mostrar para o fiscal ou liberar a entrada na estação, usa o QR Code do aplicativo.

Dica: Comprar as passagens, principalmente as de trens de alta velocidade com dois a três meses de antecedência. Os valores costumam ser 50% menores.

          O check-out nos hotéis costumam ser entre 11h00 e 12h00 e o check-in entre 14h00 e 15h00 portanto, procure viajar entre estes horários, assim aproveita-se o tempo entre a saída e a entrada nos hotéis

Visto isto, comprei minhas passagens de trem.

Amsterdam-Paris na Raileurope , pela Thalys , dia 17/12  as 11h15 Amsterdam Central chegando as 14h35 na Paris Nord.

Paris-Lucerna na Trainline com conexão em Basiléia. dia 22/12 as 10h22, na Gare Lyon, com chegada em Basiléia as 13h26, e saída de Basiléia as 14h03 e chegada em Lucerna as 15h05.

Lucerna-Milão na Trainline, pela Trenitalia, dia 25/12 as 12h18 e chegada na estação Milano Centrale as 15h50.

Milão-Bolonha na Trainline, pela Trenitalia, dia 30/12 as 13h22 e chegada na estação Milano Centrale as 13h22.

Bolonha-Lucca na Trainline ,pela Trenitalia,  com conexão em Prato dia 02/01 as 11h18 e chegada na estação de Prato Centrale as 12h08, e saída de Prato as 12h31 e chegada em Lucca as 13h29.

Pisa-Roma na Trainline pela Trenitalia, dia 04/01 as 17h07 com chegada em Roma na estação Termini as 20h03.

Como sai trem a cada 30 min de Lucca para Pisa, resolvemos comprar na hora, já que sairíamos direto do hotel em Lucca para Pisa e de lá para Roma.

DÚVIDAS OU SUGESTÕES ESCREVA NOS COMENTÁRIOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Milão/Roma " É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu. É preciso recomeçar a viagem. Sempre." - José Saramago

  Nossa viagem começou com um pedido da Viviam de conhecer Lautenbrunem, levar o Gustavo conhecer Pompéia e por fim que a viagem começasse o...