quarta-feira, 16 de novembro de 2022

SIENA, A MAIS PERFEITA CIDADE MEDIEVAL DA ITÁLIA

Siena é tida como a mais perfeita cidade medieval da Itália. É formada por um labirinto de ruas estreitas e belos monumentos. Distante 70 Km de Florença, é uma das principais cidades da Toscana.

Segundo a mitologia romana, Siena foi fundada por Sénio, filho de Remo, irmão gêmeo de Rômulo, o fundador de Roma. A partir do século XII, tornou-se um importante polo econômico, cultural e político. No seu apogeu, Siena enfrentou muitas disputas internas entre os nobres e lutas externas com a vizinha Florença. Em 1348 a Peste Negra devastou a cidade, e a partir daí, perdeu muita da sua influência.

O trem saiu de Lucca com um pequeno atraso. Era para chegarmos em Florença para a conexão às 14h40. O trem para Siena partiria às 15h10. Mas chegamos na estação quase 15h00. Saímos rápido para o binário que estava marcado no Aplicativo da Trainline. Quando chegamos lá, o destino daquele trem que estava parado era outro. Olhei novamente no aplicativo e o binário havia mudado. Confirmei em um painel de informações e lá fomos nós na correria para o outro lado da estação.  Quando achávamos que já tínhamos perdido o trem, reparamos nos informativos da estação que a partida tinha sido alterada para 15 minutos mais tarde. Conseguimos então pegar a conexão e seguir para Siena.

Chegamos na estação de Siena próximo das 17h00. Saindo da estação, havia uma passagem com escadas rolantes que estava interditada. Saímos por uma porta em frente e quando nos demos conta, o hotel que tínhamos reservado ficava na parte alta, muito alta. E mesmo ele sendo a 800 metros dali,subir ia ser muito complicado. Pensamos então em pegar um táxi. Foi quando eu lembrei que em um dos comentários que li no Hotéis.com, dizia da facilidade de chegar à estação de trem por umas escadas rolantes dentro de um Shopping em frente à estação.  Descobrimos depois, que aquelas escadas rolantes interditadas, saem dentro deste Shopping. Entramos nele e na outra extremidade havia realmente uma escada rolante que dava para o segundo pavimento. Saindo neste pavimento, tem uma porta automática por onde passamos e uma nova escada rolante. Subimos por ela e terminando esta, uma outra e após esta, uma outra que terminava em uma esteira rolante, que por sua vez, terminava em uma segunda esteira, aí já estávamos sem entender nada. Terminada esta segunda esteira havia uma outra escada rolante que terminava em outra, que terminava em mais outra, que por fim, terminava na parte de cima da cidade. Ufa!

Achamos, no entanto, genial a solução que deram para a locomoção das pessoas para irem à estação.

Andamos até o hotel, que ficava a 200 metros dali. na Viale Camillo Benso di Cavour,67.

Porque escolhemos o Hotel Itália.

Bem, primeiro pelas avaliações dos hóspedes, pelo fácil acesso a cidade e depois porque era muito perto da estação. O que não sabíamos é que ficava no alto e muito menos das escadas rolantes. Mas no final, deu tudo certo.

Fomos muito bem atendidos e o quarto apesar de simples, nos agradou. Era grande e um ótimo banheiro.

Descansamos um pouco e como anoitece tarde, fomos conhecer um pouco da cidade e procurar um local para jantar.

Fomos então em direção ao chamado Antiporto da Camóllia. Construído em 1270, para dar um reforço a segurança da entrada norte da cidade. E no século XVII ele foi dotado de uma segunda porta externa.

Em seguida, passamos em frente a Piazza Giovanne Amendola, muito bonita, onde tiramos umas fotos e ficamos um pouco por ali para depois seguirmos com o passeio.

Acabamos pegando a rua errada e saímos em uma via muito movimentada por fora da cidade antiga. Retornamos e encontramos a Porta Camollia, por onde entramos e por onde se tinha uma vista fenomenal da região de Siena, já com o Sol se preparando para se por.

Descemos por uma viela e entramos na Via Camollia, que é uma via principal, onde se concentram várias lojas e restaurantes. Andamos por ela por algum tempo, admirando as construções e curtindo aquela atmosfera de cidade medieval que só uma cidade assim, com tanta história tem.

No retorno paramos no restaurante Osteria Di Kamollia. Nos sentamos em uma mesa externa, encostada na parede de um casario antigo, do outro lado da via, praticamente na rua. Pedimos duas pastas e vinho. Talvez a atmosfera da cidade ou a mesa na rua, tenha dado um chame especial ao jantar, mas que estas massas estavam deliciosas, isto estavam mesmo.

Ficamos ali por mais de hora e meia. Terminamos o jantar e já se passavam das 22h00. Saímos então, para fazer o que mais gostamos, acho. Que é caminhar lentamente por ruas e vielas antigas respirando aquele ar que nos remete a centenas de anos de história. Depois desta caminhada inspiradora, chegamos no hotel, ligamos para os filhos em nossa casa e fomos descansar para o dia seguinte, já que, teríamos somente um dia de espaço em nosso roteiro para conhecer Siena, e este dia, deveria ser bem aproveitado.

Acordamos e fomos ao café, que estava dentro das expectativas. Nada excepcional.  Seguimos depois para o Duomo de Siena, pois tinha comprado entradas para às 11h30.

Descemos pela Via Camollia até a Piazza Dell Campo, que é a principal praça de Siena.  Tem um formato de leque, sendo inclinada como um anfiteatro. Ao fundo se tem o Palazzo Pubblico e a Torre del Mangia com seus 102 metros. É nesta praça, que acontece nos dias 2 de julho e 16 de agosto, as famosas corridas de cavalos em homenagem a Nossa Senhora da Providência e a Nossa Senhora da Assunção, isto desde o século XII.

Andamos pela praça e retornamos a Via Camollia, para seguimos até a Catedral.

Chegamos no horário para entrar na Catedral de Siena. Muito bonita por fora. A fila de entrada estava pequena e logo entramos.

A Catedral foi originalmente projetada e construída entre 1215 e 1263. O exterior e o interior são feitos com mármore branco e preto, cores símbolos de Siena. No interior há bustos de 172 Papas, desde São Pedro até Lucio III.

Normalmente, os famosos tapetes de mármore, que levaram cinco séculos para serem concluídos, ficam protegidos do andar dos turistas. Mas nesta época do ano, ele é  descoberto e os 56 painéis com cenas bíblicas e mitológicas, ficam à mostra.

Entramos e ficamos por mais de duas horas admirando não só os tapetes, como toda a Catedral, que é de uma beleza indescritível. Vale e muito a visita. Saímos da Catedral e fomos flanar pelas ruas de Siena para aproveitar este nosso dia na cidade. Paramos em uma Gelateria para o gelato do dia e para também descansar um pouco já que estava muito quente.

Voltamos a andar e chegamos até a Porta Romana. Como esta entrada da cidade fica do lado oposto ao hotel, resolvemos voltar e achar um lugar para almoçar.

Chegando próximo a Porta Camollia decidimos, já que o calor estava ainda muito forte, ir até o Shopping. Aquele das escadas rolantes e comer algum lanche por lá para depois retornar ao hotel.  Foi o que fizemos. Comemos um hambúrguer no Old Wild West, talvez por fazer muito tempo que não comíamos hambúrguer ele caiu muito bem. Depois voltamos para o hotel esperar o calor baixar e sair mais à noite.

Quase 19h30 horas, temperatura mais amena, voltamos a cidade antiga para passear e jantar. Andamos mais um pouco pelas vielas, compramos algumas lembranças da cidade e decidimos entrar em um mercado que estava aberto e compramos focaccia para comer à noite no hotel.  Ficamos mais um pouco por ali e por volta das 22h00 retornamos.

Jantamos as Focaccias que havíamos comprado e novamente ligamos para os filhos em casa, para depois dormir. No dia seguinte, seguiríamos para a última parte desta nossa viajem. Roma!