sábado, 3 de setembro de 2022

A TORRE DE PISA VAI CAIR?

 
 A Torre de Pisa é um campanário localizado atrás da catedral da cidade.
 Começou a se inclinar logo após a construção, em 1173.
 Construída em mármore branco, pesa 14mil e 500 toneladas e mede 56,7 metros.
 Para evitar que ela caísse, passou por uma restauração, entre 1990 e 2001, fazendo com que a inclinação, ficasse reduzida de 5,5 graus para 3,9 graus.
 E ela, vai cair?
 Os engenheiros acreditam, que após esta restauração ela ficará estável por mais 200 anos e depois, terá que sofrer outras intervenções para garantir sua estabilidade.
 
Saímos de estação de Lucca e 30 min depois, descemos em Pisa Centrale. Como estávamos com as malas (já que a tarde seguiríamos para Roma), fomos a procura do depósito de malas para deixá-las.
Resolvido as malas, seguimos em direção à Torre.
 



Caminhamos pela cidade até o rio Arno, onde fomos conhecer a Igreja de Santa Maria della Spina, que é uma pequena igreja erguida em 1230. no estilo gótico e ampliada em 1325. Seu nome lhe foi atribuído em 1333, quando para lá, foi levada a relíquia do espinho da coroa de cristo.
A curiosidade é que a igreja estava no nível do rio, mas devido as contínuas inundações, ela foi desmontada e remontada, peça por peça, um pouco mais acima do rio, entre 1871 e 1875.


                                                                                      








Seguimos então até a Piazza del Duomo, que ficava a 1,2 km do Rio Arno.
Chegando próximo à Praça, já dava para ver a Torre e realmente, é bem inclinada. Paramos para tirar umas fotos e fomos passear por seu entorno, onde também, tem a Catedral e o Batistério. Visitamos o interior da Catedral e ficamos por ali admirando as construções. Como os meninos não quiseram subir na torre e a Vivian estava com o joelho machucado, resolvi não subir também, já que a fila para entrar, desencorajava também. 







 


 Saímos e fomos para fora da praça em um restaurante próximo e almoçamos. Terminado o almoço, demos mais uma olhada na torre e fomos para a estação. Nosso trem para Roma saía as 17h35. No meio do caminho, já chegando na estação, a Vivian entrou em uma loja onde havia uma atendente que era brasileira e morava a alguns anos em Pisa, e  lá comprou algumas coisinhas que havia gostado e fomos pegar nossas malas. Deu tempo ainda de tomar um cafezinho na estação e as 17h35 em ponto, partimos para a última cidade desta viajem, pela terceira vez, como era da vontade da Vivian.

                                                              Roma lá vamos nós.




DÚVIDAS OU SUGESTÕES ESCREVA NOS COMENTÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Milão/Roma " É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu. É preciso recomeçar a viagem. Sempre." - José Saramago

  Nossa viagem começou com um pedido da Viviam de conhecer Lautenbrunem, levar o Gustavo conhecer Pompéia e por fim que a viagem começasse o...